Políticas de decisão de crédito: como reconhecer possíveis inadimplentes?

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A inadimplência é um dos maiores problemas enfrentados por empresários, que, em nome das vendas, precisam confiar crédito ao cliente. Independente do modelo de negócio, os riscos relacionados ao não pagamento sempre estarão presentes. Para conseguir lidar com esse tipo de situação, os gestores precisam recorrer a mecanismos de verificação e de proteção.

É preciso calcular se o risco da venda a crédito vale a pena ou não, de modo que as possíveis perdas do negócio sejam previsíveis, dentro de limites estabelecidos. Certamente, não é viável saber o potencial pagador de um cliente pela sua aparência. Confira nossas dicas para proteger sua empresa de maneira efetiva:

  1. ANÁLISE DE CRÉDITO

A primeira medida a ser tomada para a verificação dos riscos de inadimplência é o levantamento de dados para análise de crédito. Para este tipo de ação, as empresas podem contar com serviços especializados, que são capazes de fornecer um material detalhado sobre o histórico de compras no caso de clientes que sejam identificados como pessoa física, ou uma análise dos demonstrativos contábeis no caso de empresas que estão efetuando a compra por meio do CNPJ.

Essa análise é extremamente importante na tomada de decisão, pois se o cliente já tem em seu cadastro histórico devedor, é possível que ele novamente incida no erro e se torne mais um caso de inadimplência para sua empresa. Com esses dados em mãos, se torna mais fácil analisar o perfil do cliente e identificar os motivos que o levaram ao não cumprimento de sua parte no contrato. Confira as opções de consulta e escolha a melhor solução.

A tecnologia facilita muito esse processo, a exemplo do CREDIT RATING. Trata-se de uma ferramenta capaz de elaborar análises financeiras considerando os últimos três meses de registro contábil. Para consultar, basta inserir no programa o número de CNPJ da empresa desejada para obter um relatório completo com classificação de risco de crédito, bem como informações completas e atualizadas de cadastro, aspectos comportamentais e análise da saúde financeira do CNPJ consultado.

  1. ANÁLISE DE RISCOS

Essa ação deve ser feita de forma individual, pois é preciso que se avalie as características do contrato firmado, a quantidade de mercadoria que está em análise para venda a prazo e as formas de pagamento que podem ser concedidas a esse comprador. Os dados permitem analisar as condições financeiras que a empresa possui para arcar com seus compromissos devedores, dessa forma fica mais fácil aos gestores a tomada de decisão acerca da concessão de crédito.

  1. OSCILAÇÕES DO MERCADO

Outra forma de avaliar os riscos de inadimplência, é ficar de olho na situação externa do mercado como um todo, levando em consideração as vulnerabilidades da economia, a situação de desemprego do país, as mudanças nas legislações, entre outros fatores. Todas essas informações são importantes, uma vez que elas influenciam na capacidade de pagamento das empresas e dos clientes. Estar informado a respeito da situação econômica e política do país ajuda as empresas a calcularem tendências e também a realizarem projeções financeiras, prevendo riscos e possíveis reduções de venda e crédito.

  1. POLÍTICA DE CRÉDITO TRANSPARENTE

Algumas empresas possuem números altos de clientes inadimplentes, pois se preocupam apenas com a venda sem se interessar pela qualidade dos negócios, negligenciando etapas importantes nas análises de crédito e nas garantias de pagamento. Esse cenário favorece o surgimento de potencias devedores, pois os negócios não podem ser fechados a qualquer custo. Os riscos da inadimplência geram consequências muito negativas para a saúde financeira da empresa e podem desequilibrar todas as metas e organização do setor.

Assuma posicionamentos de negociação rígidos e fortaleça a relação com clientes que já são bons pagadores. Mais do que vender, a sua empresa precisa receber para manter o pleno funcionamento. Não tenha receio em realizar a consulta de crédito, esse é o recurso mais valioso para o reconhecimento de negociações de risco. Defina com a gestão operacional da empresa a melhor forma de realizar a contratação de serviços de análise de crédito, pois elas também contribuem para aumento na agilidade na tomada de decisões e redução de custos em relação a erros que podem ser evitados. Tenha em mente que cada caso deve ser sempre analisado de forma individual e com os dados e históricos todos em mãos.

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